segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Átomos e Moléculas

 

Tudo ao nosso redor e em nós próprios, são feitos de átomos, que você pode entender como diminutas esferas, São extremamente pequenas. A página de um livro tem mais ou menos a espessura de um milhão de átomos. Existem aproximadamente 100 diferentes tipos de átomos, incluindo átomos de oxigênio, de carbono, hidrogênio, átomos do ouro, ferro, e eles fornecem os blocos de construção para todas as coisas. É como o jogo “Lego” com centenas de tipos de tijolos. Cada átomo tem uma massa e um tamanho diferentes de todos os outros tipos. Devido a serem extremamente pequenos, os cientistas não consideram suas reais dimensões, mas eles apresentam em vez disso, o menor e o mais leve átomo, que é o hidrogênio, com a massa 1, e ele é o ponto de referência para todos os outros átomos relacionados à ele. Então, por exemplo, se o átomo de oxigênio é 16 vezes maior do que o átomo de hidrogênio, então ele terá uma massa atômica de 16. Os diferentes tipos de átomos são chamados de elementos químicos, ou simplesmente elementos, para sintetizar. Usando diferentes átomos e juntando-os de maneiras diferentes, você poderá obter, água, sal, proteínas, papel, pedras, e de fato qualquer coisa no universo. Materiais diferentes podem existir como sólido, líquido ou gasoso, mas qualquer desses estados é mais familiar. Por exemplo, água é geralmente imaginada como líquido, mas ela pode se congelar e tornar-se sólida, e pode ocorrer como gás, e vapor.

O ar não é um gás puro, mas uma mistura de vários diferentes gases. Pare um pouquinho para pensar em todos os gases que puder se lembrar, seja no ar ou em qualquer outro lugar.

Os seguintes gases podem estar entre os que você pensou : oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, hélio, neon, metano ( o principal componente do gás natural ) cloreto e hidrogênio.

Figura 1 : Dois dos gases elementares do ar, representados por uma bola e uma vareta. Moléculas de nitrogênio, ( em azul ) e oxigênio ( em vermelho ) existem como pares de átomos.
image
 

Hélio e Neon, existem ambos como átomos individuais na atmosfera. Mas a menor partícula gasosa de hidrogênio, oxigênio, cloreto e nitrogênio é composta por dois átomos idênticos colocados juntos para formar uma molécula. A ligação entre os átomos, usualmente referida como uma ligação química, pode ser representada desenhando-se uma vareta segurando duas bolas, representando átomos, juntos.

A massa atômica relativa do nitrogênio é 14, sendo assim, os átomos de nitrogênio são mais pesados ou mais leves do que átomos de oxigênio ?

Como mostrado acima, um átomo de oxigênio é 16 vezes mais pesado que um átomo de hidrogênio. Oxigênio tem uma massa atômica relativa de 16. Então átomos de oxigênio são um pouco mais pesados do que átomos de nitrogênio, cuja relativa massa atômica é 14. ( Cada um é 14 vezes mais pesado do que um átomo de hidrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.